Carregando

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Mãos da Terra reune cultura e artesanato do mundo todo



No passado costumava ser uma aventura conseguir intercambiar produtos de culturas diferentes. Fosse atravessando a Rota da Seda na China, viajando pelos Caminhos da Índia, negociando através do Estreito de Gibraltar ou cruzando o oceano com caravelas, havia um verdadeiro abismo separando as culturas dos mais diferentes povos do planeta.

Mas eis que surgiu a Globalização e tudo isso mudou definitivamente.

Uma grande prova disso é a feira internacional de cultura e artesanato Mãos da Terra, que acontece no Parque Vila Germânica tendo iniciado na quinta-feira passada (01/05) e que continuará acontecendo até domingo (10/06).

No evento há representantes de diversas regiões do país – como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e até cidades vizinhas aqui do nosso próprio estado – além de expositores de quatro continentes: América do Sul (Bolívia, Venezuela, Equador, Paraguai, etc), África (África do Sul, Angola, Marrocos, etc), Ásia (Índia, Indonésia, Tailândia, etc) e Europa (Portugal, Espanha, etc).

Mas o ponto alto mesmo ficou a cargo dos simpáticos índios Pataxó que vieram da Bahia e cuja tribo conta com apenas seis mil pessoas espalhadas em 25 aldeias.

Liderados por Tuchê Tybwyba Pataxó os cinco índios apresentam espetáculos com demonstrações de dança típica, além de vender belos artesanatos (essencialmente feitos de argila ou madeira) e encantam as pessoas com, por exemplo, a imitação de sons de pássaros.

Para quem ainda não foi, vale muito a pena ir.

A feira continuará até este domingo, acontecendo das 14h às 22h e com ingressos pelo módico valor de R$ 5,00 (menores de 12 anos e maiores de 60 não pagam).




























Nenhum comentário:

Postar um comentário