Carregando

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Festa do Trabalhador



Em 1º de Maio de 1886 trabalhadores de Chicago iniciaram uma manifestação que culminou em uma greve geral nos Estados Unidos por melhores condições de trabalho e a redução da jornada para oito horas diárias. O ato terminou tragicamente com a morte de vários manifestantes e policiais devido a uma bomba que foi lançada Por desconhecidos e que inflamou os ânimos tanto dos grevistas quanto da polícia, culminando em um desastre para ambos.

Em 1889 Raymond Lavigne propôs, em Paris, que todo ano houve uma manifestação nesse dia para salientar a necessidade dos trabalhadores de condições salubres e jornadas amenas.

Depois que outra dessas manifestações terminou em desgraça, no norte da França em 1891, o governo francês finalmente reduziu a jornada de trabalho para oito horas, proclamando o dia como feriado em 1919. Um ano depois a Rússia e vários outros países seguem o exemplo.

No Brasil a data foi decretada como feriada em 1925, pelo então presidente Artur Bernardes.

E nesta terça-feira (01/05) aconteceu mais uma belíssima festa do Dia do Trabalhador em Blumenau, nos três setores da Vila Germânica.

Milhares de pessoas foram prestigiar o evento que contou com cortes de cabelo, avaliações nutricionais, apresentações de cursos universitários, exames odontológicos e brinquedos infláveis totalmente gratuitos para a população.

Também estavam em exposição equipamentos e veículos de importantes corporações nacionais como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Guarda de Trânsito e o Exército.

Algumas entidades, como a admirável Casa de Apoio da Associação de Pais e Portadores de Mielomeningocele e Neoplasia, fizeram pequenos e adoráveis bazares em um dos setores, enquanto outras como a Fundação Cultural de Blumenau divulgavam seus excelentes programas para a comunidade, como o Proler.

A APRABLU marcou presença com mais uma feira de adoção de animaizinhos no local e o Canil Vitória montou um belo circuito para agility, onde os mais lindos cães podiam se divertir passando pelos obstáculos e o público pôde assistir demonstrações.

Contudo, o ponto alto do evento foi a união da Polícia Militar com a Guarda de Trânsito que montou um circuito para bicicletas com direito a semáforos, faixas de pedestres, lombadas eletrônicas e placas de sinalização para ensinar as crianças – e também os adultos – sobre a importância de respeitar as leis do trânsito para a segurança de si mesmo e da comunidade.

Para encher os olhos houve também apresentações de dança de dança, como as lindas coreografias da professora Tete Rossi da Fundação Pró-Família e do lado de fora o grupo The Angels também encantou os visitantes do Parque Vila Germânica daquela tarde.

Além da beleza dos movimentos, a beleza da mulher blumenauense também se fez presente representada pelas três realezas da Oktoberfest – Fernanda Klaumann, Danieli Sutil e Mariane Klann – e pela nossa Miss Blumenau, Sabine Bevian.

 Até jogos de tabuleiro, como Xadrez, estiveram presentes nesta que foi, provavelmente, a melhor festa do Dia do Trabalho da História de Blumenau.



















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário