Carregando

domingo, 22 de abril de 2012

21 de Abril: incoerências brasileiras até em datas de feriado



Você sabe quem foi Joaquim José da Silva Xavier?

Ele foi um minerador, militar e dentista mineiro que, aborrecido com a falta de reconhecimento por seus esforços no Exército, acabou se unindo a um grupo de livres pensadores durante o Brasil Colonial e arquitetando uma conspiração: a Inconfidência Mineira. Desde aquela época até hoje, ele se tornou mais conhecido como Tiradentes.

Sua história, em menor escala, chega a lembrar a do soldado inglês Guy Fawkes, mártir da Conspiração da Pólvora e figura que inspirou o protagonista da obra ‘V de Vingança’.

Contudo, ao contrário do movimento de Fawkes, que visava atingir a toda a Inglaterra, a Inconfidência Mineira tinha um teor mais bairrista. Basicamente o que se esperava era a independência de Minas Gerais do Brasil, que na época era controlado pela Coroa Portuguesa.

A conspiração separatista jamais chegou a acontecer e Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi preso junto com outros conspiradores e enforcado no dia 21 de Abril de 1792.

Ironicamente, a data de descobrimento do Brasil é no dia seguinte, 22 de Abril.

A primeira pergunta que fica é por que se dá mais valor a um movimento de cunho separatista que abrangia apenas Minas Gerais do que à data de descoberta do próprio país, em 1500?

Claro que a imagem de Tiradentes bem como os ideais dos inconfidentes inspiraram, muito tempo depois, o Movimento Republicano que derrubou a monarquia. Mas isso não torna a morte de um mártir mineiro motivo para um feriado nacional?

A segunda pergunta é: porque a Inconfidência Mineira – um movimento separatista e com princípios inspirados na Independência dos Estados Unidos, mas favorável à escravidão – tem o peso nacional de ‘um ato de suma importância para o Brasil’ (o que não foi) e a Farroupilha – que também foi um movimento separatista no qual uma das principais reivindicações era justamente abolir a escravidão do sul do Brasil – é vista como algo sem importância?

De forma alguma a nobreza do mártir Tiradentes deve ser desmerecida, pois apesar de traído, ele jamais traiu seus companheiros. O que deve ser repensado é a importância desta data exclusivamente mineira para o resto do país.

Será que um mártir separatista merece mais um feriado nacional do que a data na qual o próprio país foi descoberto? Creio que não.

Mas isso é apenas mais um triste e torpe exemplo do quanto a representatividade política – muito mais frequente no Sudeste, no Nordeste e no Norte do que no Sul – interfere nas coisa mais ínfimas do nosso cotidiano. Inclusive na escolha de feriados.

Talvez, como já diria Juca Chaves, a solução para o Brasil fosse enrolá-lo em um jornal, devolver à Portugal e depois pedir perdão.

Pelo menos a data serviu para que o Exército Brasileiro – cujo maior representante estranhamente se tornou o próprio Tiradentes – tenha uma semana de reconhecimento. Abaixo algumas fotos da apresentação da banda do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau nesta sexta-feira (20/04) no Shopping Neumarkt.





Um comentário:

  1. A questão é que o Brasil nunca foi descoberto nesta data, nem em outra, foi um erro de cálculo dos navegantes...mas que se comemore então o fato nesta data, pois isto é o que menos importa. Quanto à apresentação da banda do Batalhão, foi linda, irretocável, mas num lugar nada adequado...não se podia nem tomar um café e conversar, porque como podem colocar a banda bem no meio do shopping, sabendo do potencial sonoro que ela tem? Confesso que não sabia do evento, e chegando lá, comprei o que tinha que comprar e saí rapidinho, pois o som era insuportavelmente alto.

    ResponderExcluir