Carregando

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Stammtich: festa ou algazarra?



O Strassenfest mit Stammtischtreffen é um acontecimento tradicional em países como Alemanha e Áustria no qual confrarias de amigos se reúnem em restaurantes e bares, sendo que o próprio nome Stammtisch significa ‘mesa reservada’.

Trazido para Blumenau pelo publicitário Horácio Braun (1949 – 2007), o formato do evento adaptado em solo brasileiro é bastante diferente daquele praticado pelos europeus.

Centenas de barracas são armadas por grupos de amigos em toda a extensão dos 1.500 metros da Rua XV de Novembro – principal via da cidade – e durante todo o dia estes se confraternizam, conversam, comem e bebem uns com os outros.

Os lojistas da rua reclamam da baderna e dos danos que muitas vezes são causados pelo evento, valendo ressaltar que este acontecimento tem a presença do Poder Público sendo que para montar um stand não basta ter amigos e boa vontade, pois a prefeitura cobra uma taxa (que não é barata) de cada um dos grupos de amigos que se espalham pela XV de Novembro.

Nesta 21ª edição, sábado (21/04), foram 299 grupos e cerca de 20 mil pessoas que passaram pelo evento, apesar da chuva que insistiu em cair durante a tarde.

Contudo, apesar da falsa aura turística que a SANTUR e a Secretaria de Turismo de Blumenau dão ao acontecimento, nada existe de turístico em uma festa onde só podem comer e beber aqueles que conhecem alguém, deixando os visitantes apenas com água na boca. É como aquela velha e manjada piada de ir assistir aos outros comendo e chamar de entretenimento.

O número de pessoas ébrias foi bastante grande, o que aumentou também as ocorrências de atentado ao pudor e engrossou drasticamente as estatísticas de brigas, apesar das dezenas de oficiais da Polícia Militar que faziam policiamento extensivo durante todo o evento.

Infelizmente, outra herança lúgubre do Stammtisch são as toneladas de lixo deixadas no final.

Funcionários públicos do setor de limpeza urbana se encarregaram do desagradável trabalho de tornar a Rua XV de Novembro novamente trafegável na noite do sábado usando jatos de ar e caminhões de lavagem de rua, mas mesmo assim muito lixo continuou em outras vias e o desagradável cheiro de cerveja azeda teimou em deixar o centro da cidade.

A incidência de bêbados costuma ser muito maior durante o Stammtisch do que a Oktoberfest, porque ao contrário da nossa principal festa, no Stamm a bebida é de graça. Uma oportunidade de lucro fácil para a prefeitura e de autopromoção para políticos com pouco caráter.

Infelizmente, um povo que se inflama ao afirmar que é mais germânico do que brasileiro (apesar de nascido no Brasil) pegou uma bela tradição alemã que ocorre em muitos restaurantes e a transformou em uma micareta, distorcendo – se não estuprando – o real sentido do encontro de amigos e o transformando em um pretexto para embriagar-se.

Entre os lojistas que combatem a prática do evento e os ‘foliões’ que ajudam a popularizar a imagem nacional de que Blumenau só tem bêbados, é fácil escolher de que lado ficar.

Nota: houve alguma blitz com bafômetro entre o Stammtisch e o show da Paula Fernandes?




































3 comentários:

  1. Parabéns. Excelente matéria. Eu pago Taxa de recolhimento de Rua para a FOZ e no sábado do Stammtisch não fizeram. Será porque?

    ResponderExcluir
  2. E quem mora na XV??? Ninguém dorme, pois a preparação já começa na noite anterior, sem respeitar a lei de perturbação da ordem pública. Tivemos que sair de casa bem cedo e voltar só quando a bagunça, ops, confraternização, já havia terminado. Não vi blitz nenhuma, mas vi muitos jovens menores de idade bebendo cerveja e sabe lá mais o que, na frente dos policiais. Não tenho dúvida que o poder público, com o intuito único de faturar, já dá ordens para que o policiamento fique temporariamente cego. Não generalizando, mas além de bêbados, são porcos (desculpem os bichos), pois a lixarada que ficou a nossa rua depois foi sem noção. Por que não montam um lugar só pra eles, ou na Vila Germânica, onde podem beber e festar à vontade, sem termos que ser coagidos a participar, já que somos obrigados a sair de nossos lares para que os bebuns possam cair na folia. Bem se vê a que ponto chega a mediocridade humana.

    ResponderExcluir
  3. Stammtisch é um evento privado que acontece em local público. Só come e bebe quem faz parte das confrarias direta ou indiretamente. Portanto, o evento deve ser organizado por uma associação dos grupos, como sugeriu a direção do Parque Vila Germânica. A rua XV de Novembro é uma das principais vias da cidade e ela não pode ficar fechada para a realização de um evento particular. Que tal fazê-lo cada ano em local diferente, em bairros diferentes? Sugiro aquela rua ao lado do Parque Ramiro Ruediger e do Fórum. Interessante a pergunta sobre blitz pós-Stammtisch...

    ResponderExcluir