Carregando

domingo, 15 de abril de 2012

De quem é a culpa pelo péssimo asfaltamento de Blumenau


Muito se fala e a muitos se atribui a culpa sobre os remendos que têm sido feitos no asfalto de Blumenau, mas a verdade é que essa pergunta precisa obrigatoriamente ser antecedida por outras três:


1. Quem é responsável por asfaltar as ruas de Blumenau?

A Companhia Urbanizadora de Blumenau (URB), que foi fundada em 1971, tem a missão de pavimentar, limpar e fazer a manutenção das ruas da cidade, além de também estar envolvida com construção civil (geralmente obras públicas).

A empresa emprega hoje cerca de mil funcionários – entre operários e engenheiros – possuindo entre seus bens uma usina de asfalto e fábricas de lajotas e tubos.

Geralmente o asfaltamento feito pela URB – a exemplo dos corredores de ônibus da Rua Sete de Setembro – são bem planejados antes da execução, usando matéria-primas de qualidade, contando com o know-how de engenheiros especializados e culminando em camadas asfálticas lisas, confortáveis, homogêneas e sem falhas.

No entanto, os remendos que temos visto pelas ruas da cidade não são obras da URB, mas sim da Foz do Brasil (razão pela qual elas geralmente aparecem apenas em locais abertos por eles).

2. Mas qual é a função da Foz do Brasil em Blumenau?

A Foz do Brasil é uma empresa da Organização Odebrecht que ganhou a concessão de 35 anos para criar um sistema de esgoto em Blumenau. É importante salientar que a cidade não possuía tal estrutura de saneamento, jogando seu esgoto na tubulação destinada a receber as águas da chuva.

A Organização Odebrecht é um enorme conglomerado empresarial que atua no mundo inteiro em áreas que vão desde a construção civil até a indústria petroquímica.

A Foz do Brasil é uma empresa criada em 2009 pela Odebrecht Engenharia Ambiental para centralizar os trabalhos da empresa em uma única marca. Apesar de trabalhar só com o esgoto aqui em Blumenau, a Foz também lida com o tratamento de águas para o consumo da população.

Ou seja: apesar de prover água tratada para muitas cidades (como Limeira e Cachoeiro do Itapemirim) e coletar o esgoto, a Foz não é especializada em asfaltamento.

3. De quem é a culpa, então?

Ao que parece a culpa, mais uma vez, recai sobre a péssima administração pública de Blumenau, cuja prefeitura – por interesses pessoais – responsabilizou a Foz por algo que não é sua especialidade e tirou a autonomia da URB para fazê-lo.

Se por um lado a URB não pode ser responsabilizada por trabalhos medíocres que não foram feitos por ela e por outro lado a Foz não pode ser cobrada pela qualidade de um serviço que sequer é da sua área de atuação, a administração pública pode – e deve – ser responsabilizada por todos os transtornos que a incompetência de suas decisões tem trazido para Blumenau.



Esperamos que esses pontos tenham elucidado as dúvidas de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário