Carregando

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Exponoiva 2012 foi sucesso absoluto


O noivado é uma instituição na qual um dos parceiros – tradicionalmente o homem – firma o compromisso do casamento, dando ao relacionamento mais seriedade do que o namoro.

Era comum no passado as famílias realizarem grandes festas de noivado para apresentar formalmente o casal à sociedade na qual estavam inseridas e também seu poderio econômico. Essas festas atualmente são menos frequentes, mas ainda existem.

Entretanto, existe uma tradição que possivelmente será eterna: o vestido de noiva.

Historiadores crêem que os primeiros vestidos confeccionados especialmente para a ocasião tenha origem na tradição de casamentos do Império Romano.

No início da Idade Média o número de bordados nos vestidos remetia à posição social da família da noiva e a cor do seu tecido era geralmente o vermelho, pois para eles essa era uma forma de demonstrar a capacidade da futura esposa de gerar sangue novo e descendentes.

Já no final daquele período a cor do vestido mudou para verde, sendo que no início da Renascença chegou-se até mesmo a utilizar o preto, que era uma cor comum em cerimônias religiosas. Para os seguidores do Barroco e do Arcadismo o branco começava a despontar como cor que realçava a elegância, comumente realçados com pedrarias e babados de renda.

Contudo, foi apenas em Fevereiro de 1840 que o branco se oficializou como a cor das noivas.

Durante a Era Vitoriana da Inglaterra, a lendária rainha Vitória rompeu todas as tradições patriarcais quando pediu a mão do duque Albert (que era seu primo) em casamento. A cerimônia foi possivelmente a mais suntuosa da História e a rainha fez questão de – uma vez mais rompendo a tradição real – usar véu e grinalda.

Justamente pela cor do vestido da rainha ser branca o Papa Pio IX decretou que todas as noivas católicas deveriam usar vestidos com esta cor como símbolo de virgindade.

Mesmo hoje em dia – cerca de dois séculos após o casamento da maior rainha que o Reino Unido já teve – as cerimônias matrimoniais ainda se inspiram naquilo que a rainha Vitória I popularizou e movem um mercado que lucra bilhões de dólares todos os anos.

E justamente por conta deste mercado bilionário acontecem frequentemente feiras destinadas a esse segmento específico na maioria dos lugares do mundo.

No domingo (15/04) e também na segunda-feira (16/04) Blumenau recebeu mais uma edição muito bem sucedida da Exponoiva, que contou com diversos stands e desfiles, recebendo centenas de visitantes nos apenas dois dias em que aconteceu.

De salões de beleza, serviços de bar, estúdios fotográficos, ateliês, empresas especializadas em convites, confeitarias de doces finos, decoradores, floriculturas e orquestras, até limusines, DJs e sex shops, o evento foi completo e o público compareceu em peso, sendo que o dia de maior movimento foi no domingo, dia de abertura da feira.

Ícones da cidade como o renomado pianista Paulino Junkes Júnior e o talentoso fotógrafo Luis Carlos Kriewall Filho estiveram no local expondo seus prodigiosos trabalhos.

Para as crianças havia brinquedos infláveis que desviava a atenção dos pequeninos enquanto os pais e responsáveis olhavam o que há de melhor no mercado de casamentos da cidade. E para comer havia deliciosos doces e salgados de uma confeitaria da Velha.

Agradando a todos os gostos – desde àqueles mais piegas que preferem orquestras tocando músicas de introdução de filmes e vestidos com exageros em seus detalhes até os mais sofisticados que preferem duos em suas cerimônias e vestidos com uma elegância simplista, essa edição da Exponoiva certamente pôde agradar todos os gostos.


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário