Carregando

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Saldo da 1ª Emprefest


Começou na quinta-feira (29/03) a 1º Emprefest – um evento promovido pela AMPE (Associação de Micro e Pequenas Empresas) que visa comemorar o 28º aniversário da instituição que a foi primeira do gênero a surgir no Brasil.

Ocorrendo no Setor 2 da Vila Germânica e esperando um público de 60 mil visitantes, a feira contou também com atrações como as bandas Vox 3, Blumenthal e Cavalinho Branco.

Infelizmente a festa contou com um público inferior ao esperado, o que pode ser atribuído tanto à falta de divulgação quanto ao desvirtuamento do foco da festa – que ora se intitulava multicultural brasileira misturando tradições alemães e italianas, ora se apresentava como um encontro nacional dos empreendedores.

O que se espera em um encontro deste porte é toda uma gama de palestras, workshops e debates (agendados de forma legível) sobre negócios e oportunidades.

Encontramos nos dias da festa alguns investidores – sendo a maioria de Blumenau – decepcionada por não encontrar oportunidades de empreendimento na festa. “Pelo menos eu esperava encontrar estandes de franquias para conhecer e quem sabe negociar”, disse um visitante.

Nem mesmo a simpatia dos representantes da associação e as três bandas de grande sucesso na cidade foram o suficiente para trazer público até seu ultimo dia, domingo (01/04).

Contudo a culpa jamais deverá recair sobre a AMPE – que é uma das mais legítimas, confiáveis e pioneiras instituições da cidade – mas sim na empresa que organizou o evento, deixando a divulgação ser praticamente boca-a-boca, criando uma mistura insípida de Oktoberfest com Festitália e teve o pouco bom senso de planejar duas feiras vizinhas e no mesmo dia, crendo que isso traria público ao invés de dividi-lo ainda mais.

Outro ponto, mais preocupante, é que o baixo interesse do público pode ser um reflexo direto do empreendedorismo atual: o indivíduo sente-se seguro em seu trabalho – com direitos e benefícios – e acaba por não se arriscar empreendendo.

De qualquer forma, essa foi apenas a primeira edição e certamente as próximas serão ótimas.

Enquanto esperamos a próxima, a melhor notícia de todas – tanto para a AMPE, quanto para a cidade – foi a inauguração do prédio da CIAMPEVI (Centro de Apoio e Qualificação À Micro e Pequena Empresa do Vale do Itajaí), na Rua Humberto de Campos, próximo à Vila Germânica.

Com certeza, tanto pela competência quanto pela dedicação da organização da Associação, as próximas Emprefests poderão chegar ao nível da Feira Nacional do SEBRAE.































Nenhum comentário:

Postar um comentário