Carregando

domingo, 15 de abril de 2012

Comunidade tenta diminuir a violência no trânsito



Blumenau está sem lombadas eletrônicas desde Novembro de 2010, quando o Ministério Público questionou o processo de licitação dos equipamentos, que ocorrera pela irregular forma de pregão (apenas mais uma entre as várias licitações questionáveis da Prefeitura).

Desde então as lombadas foram retiradas e os veículos – infelizmente conduzidos de forma imprudente por uma maioria que se mostra cada vez mais incapaz de receber CNH (apesar de a facilidade com a qual esta pode ser obtida e falta de rigor nos testes finais) – começaram a trafegar cada vez mais rapidamente, mesmo em dias de chuva ou trechos sinuosos.

Desde Março o SETERB tem consigo o edital de licitação para 80 pontos com lombadas eletrônicas e 117 com controladores de velocidade.

A previsão é para que tudo esteja instalado até o final de Maio.

Contudo, mesmo que essa previsão se concretizasse, a morosidade do Sistema aliada à indiferença do prefeito João Paulo Kleinübing ante a cidade que ‘governa’, faz com que a cada semana aumente o número de vítimas no trânsito.

De batidas a atropelamentos, o número de acidentes cresceu exponencialmente desde 2010 e a comunidade, diante do descaso dos seus políticos, tem esboçado esforços para resolver a crise.

E esses esforços vêm na forma de fechamento de ruas exigindo mais segurança no trânsito até idéias criativas como colocar um boneco de pano dentro de um buraco no asfalto com uma vara de pescar. Os moradores das mais distintas comunidades da cidade têm reagido à inércia pública ativamente.

O ultimo exemplo disso são as placas que foram colocadas por diversos trechos da República Argentina e da Rua Antônio Treiss alertando a velocidade máxima permitida.

Uma iniciativa do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) do Vorstadt e da Polícia Comunitária – com a parceria de uma empresa local – as placas têm tentado fazer aquilo que as lombadas ainda estariam fazendo se a prefeitura blumenauense fizesse o seu trabalho direito, ao invés de executá-lo de forma suspeita e levantar a desconfiança do Ministério Público.

Fica os parabéns aos cidadãos envolvidos nessa bela ação por mais bom-senso no transito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário