Carregando

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Charge: a nova empreitada da Máfia



É engraçado o fato de eu ter começado minha carreira na Comunicação como desenhista, mas jamais ter feito nenhuma tirinha sequer para o BLUMENEWS.

Muitas pessoas que conheço há anos – como o meu amigo de fé irmão camarada Dane Souza – viviam insistindo para que eu fizesse algo e colocasse no ar. Daí hoje, enquanto fazia uma pesquisa sobre os contrapontos legais para recriminar algumas atitudes cometidas por empresas de nossa cidade, me ocorreu o problema com os ônibus.

Os tais 33% de aumento correspondem a quase R$ 1,00. E isso não é pouco.

Remeteu-me imediatamente à Lei Seca que ascendeu a máfia ao poder nos Estados Unidos do começo do século XX. Quanto custa uma cerveja? R$ 1,50? Você a compraria por R$ 2,50 sem reclamar do preço? E o litro de gasolina? Uns R$ 2,50? Creio que um reajuste de R$ 3,50 causaria revolta nacional.

E convenhamos que 33% de qualquer coisa – ou seja – um terço. É muito.

Usando só a tirinha como exemplo. O Google me disse que um comprimido de ecstasy custa cerca de R$ 70,00. Segundo o reajuste do SIGA, iria para R$ 93,33. Uma prostituta cobra em média R$ 100,00 de acordo com o que se vê em classificados, passando a cobrar R$ 130,00 na lógica do Consórcio. E os juros bancários de 12%? Imagine se mudassem para 33%.

Para quem não curte muito números, fica um exemplo bem simples de entender: se os Três Patetas sofressem um corte de 33%, eles seriam apenas Dois Patetas.

Não me lembro de ouvir falar sobre fábrica de bebida, fornecedor de combustível, traficante de drogas, padaria de bairro ou até mesmo instituição bancária que tenha praticado tal aumento. Talvez prostitutas o façam ao julgar um cliente rico.

Mas essa é apenas a prova de que um reajuste de 33% só pode ser considerado como obsceno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário