Carregando

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Protesto pára terminal PROEB nessa segunda, mas presidente do Consórcio SIGA despreza reivindicação dos usuários de seu serviço.



Às 18h30’ desta segunda-feira (06/02) cerca de uma centena de estudantes se reuniu em frente à Prefeitura Municipal de Blumenau acompanhados por dois carros de som para protestar contra o aumento abusivo das tarifas de ônibus, de quase R$ 1,00.

Depois de iniciar o ato de protesto, os jovens seguiram para o Terminal PROEB acompanhados pela Guarda de Trânsito e diversas pessoas acabaram aderindo ao movimento pelo caminho.

Chegando ao Terminal, os estudantes correram e entraram no local pulando as catracas e literalmente se sentaram pela via onde passam os ônibus, trancando completamente a circulação dos veículos. A saída dos coletivos ficou 15 minutos bloqueada em sentido à Vila Nova e mais de meia hora impedida no sentido do Terminal Fonte.

A Polícia Militar acompanhou o protesto e confirma que não houve tumultos.

As pessoas que aguardavam seus ônibus dentro do terminal acabaram abraçando em peso o protesto, se juntando aos estudantes nas reclamações, gritos de guerra e até nas músicas. Muitos motoristas e cobradores também se posicionaram favoráveis à reivindicação pública.

De acordo com o presidente do SETERB – Rudolf Clebsch – o CONTRAMBLU (Conselho Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau) vai analisar um novo modelo de cálculo para a tarifa e para isso abrirão um processo administrativo para estudar o caso. O novo valor será encaminhado ao prefeito João Paulo Kleinübing até sexta-feira (10/02) e só então haverá o ajuste das tarifas na prática.

O presidente do Consórcio SIGA, Humberto Sackl – mais uma vez mostrando total desrespeito à vontade dos cidadãos e um sentimento de impunidade praticamente certo – afirmou que sua empresa de ética questionável não levará o movimento dos estudantes em conta.

É válido lembrar que o Consórcio SIGA – que mais tem agido como uma máfia do que como uma empresa – é autor de diversas atitudes ilegais, como a inclusão das empresas de ônibus intermunicipais mediante a proibição da circulação das mesmas pela cidade (o que pode ser considerado formação de cartel e monopólio), o aumento abusivo nas tarifas de ônibus baseado em planilhas de cálculos que podem ser facilmente adulteradas e seu total desrespeito pelos funcionários de sua empresa, como ficou claro durante a greve do ano passado e como podemos ver se analisarmos que as indignas estações de pré-embarque sequer possuem banheiros para os cobradores, o que vai contra as leis trabalhistas e pode ser legalmente entendido como uma Agressão contra os Direitos da Pessoa Humana.

Mas parece que o Sr. Sackl não se importa com isso também.

Um novo protesto já está agendado para quinta-feira (09/02) às 18h30’ mais uma vez em frente à Prefeitura. Dessa vez os estudantes pretendem ir até o Terminal Fonte.

Em relação à atitude repreensível do presidente do Consórcio SIGA, o BLUMENEWS deixa claro nosso sentimento de repúdio ao desrespeito demonstrado por esse senhor aos seus próprios clientes e espera que o Ministério Público faça algo em relação a todos os abusos que vem sendo cometidos por essa empresa, que parece achar que nossa cidade não passa de um feudo e esquecer que seu contrato é uma concessão e... bem... sob certas circunstâncias, concessões podem ser cassadas!

As fotos nessa matéria são do amigo Jaime Batista da Silva.








Nenhum comentário:

Postar um comentário