Carregando

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Estudantes organizam protesto contra o absurdo reajuste da tarifa dos ônibus



 Mais uma vez os estudantes estão sendo obrigados a ir às ruas e protestar contra os abusos de empresas que, teoricamente, deveriam prestar serviços à comunidade.

E mais uma vez o pivô é o Consórcio SIGA.

Como se já não bastasse ter usado seu lobby no feudo que virou a prefeitura de Blumenau para coagir outras empresas a fazer parte de seu consórcio – em uma ação que tem sido entendida por alguns como criação de cartel e por outros como monopólio – agora eles voltam a cogitar o aumento das tarifas alegando que estão a mais de um ano sem reajustes.

E como se não bastassem os preços ridiculamente alquebrados das passagens que apenas causam transtorno para usuários e cobradores, agora querem reajustar em 33%.

A mera especulação de que a atual passagem de R$ 2,57 para R$ 3,43 já poderia soar como piada, afinal é um aumento de quase um real. Coloque dois reais, se você imaginar que precisará ir e também voltar seja lá onde você estiver.

Com uma das tarifas mais caras de toda a região Sul (o que é absolutamente injustificável se considerarmos a diferença territorial entre cidades como Joinville ou Florianópolis, de Blumenau), as alegações e justificativas para o abuso são as mais diversas. Entre elas constam corredores de ônibus mal utilizados, estações de pré-embarque mal planejadas e uma proibição inconstitucional de que ônibus intermunicipais trafeguem pela cidade.

Mas ninguém pediu para que esse monte de besteiras fosse feitas. Na verdade, a maioria das pessoas tem reclamado. Então vamos ter que pagar por algo que não gostamos?

Quando ocorreu a greve dos cobradores e motoristas no ano passado, eu ouvi durante uma das reuniões sindicais para discutir a contraproposta do SIGA: “Estão usando a gente como bode expiatório pra justificar o aumento que vai vir no começo de 2012”.

E eles estavam certos!

Parece que essa empresa – tenha as costas quentes que tenha – tem passado dos limites e não é de hoje. Só que até agora, A Justiça cortou as asinhas dela. Será que ninguém fará nada agora? Será que o povo vai ter que pagar calado por um serviço de quinta categoria?

E essa história de proibir empresas de ônibus de circular pela cidade? Se bem me lembro, isso é inconstitucional. Coagir, ameaçar e intimidar empresas pequenas como a Volkmann, a Rainha, a Santa Teresinha e a Verde Vale é fácil. Mas por que não intimidou a Catarinense? E a Reunidas? Afinal, elas também fazem transporte urbano. Grandes demais pra tentar amedrontar?

Mas o que mais incomoda em todo esse circo que está virando o transporte público em Blumenau é: cadê o Ministério Público? Vamos brincar de corolenismo por muito tempo?

O fato é que os estudantes – que estão mostrando sua iniciativa, como sempre – formaram um grupo de protesto pelas redes sociais e devem se encontrar às 18h da segunda-feira (06/02) na frente da Prefeitura para fazer valer os seus direitos.

E muito se engana se você acha que os únicos afetados com isso serão os estudantes.

Os trabalhadores, cuja maioria depende do transporte coletivo, também estarão à mercê desse reajuste. E os empregadores – sejam donos de pequenas empresas ou grandes industriais – também serão afetados a partir do momento em que parte do pagamento do transporte dos funcionários é de responsabilidade da empresa.

Ou seja: isso é ruim para a educação (com estudantes com cada vez mais barreiras), para a economia (com empresas com custos cada vez maiores), para a política (que já está mais desgastada do que poderia) e para Blumenau como um todo, que vira mau exemplo.

E o único que sai ganhando nisso é o Consórcio SIGA, que não precisa pagar o passe dos funcionários e ainda por cima embolsa um superáficit de 33% em sua receita.

Assim como foi ele – e apenas ele – quem lucrou com a proibição dos ônibus intermunicipais na cidade: os usuários precisaram fazer readequações de horário, as empresas tiveram gastos que antes não eram necessários e a cidade não mudou nada com isso. E ainda têm a cara de pau de falar que é para eliminar a poluição do ar. Pelo amor de Deus! Se estamos tão preocupados com o ar que respiramos, então vamos construir estradas de ferro!

Sem citar aquela ladainha de “o transporte público não dá lucro” que, tanto é balela que tem dúzias de empresas se estapeando por uma única concessão. E, sejamos francos, ninguém entra numa disputa para assumir um prejuízo.

Segunda-feira não apenas os estudantes estarão lá. As pessoas inteligentes, pensantes, também deverão aparecer e protestar contra esse abuso que estão fazendo na nossa cara.

Não importa se você é médico, operário, estudante ou industrial: pra eles você é trouxa!

Um comentário:

  1. Acho que o problema maior está com a pessoa que assina a autorização pra isso (a Prefeitura de Blumenau).

    E se o Consorcio SIGA está levando 33% nisso, quanto será que ela está ganhando pra isso???

    Se o resto da população é tola o suficiente pra não enxergar isso, eu não sou! E acredito não ser a única.

    Afinal as eleições já estão aí... que mudemos então.

    ResponderExcluir