Carregando

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Novo protesto de estudantes repudia o aumento na tarifa do transporte público de Blumenau


Mais um protesto – o terceiro – aconteceu nesta quarta-feira (15/02) em resposta dos estudantes ao aumento na tarifa do transporte coletivo de Blumenau.

Reunidos na frente da prefeitura às 18h30’, cerca de 200 estudantes bradaram gritos de guerra contra o abuso tarifário pretendido pelo Consórcio SIGA e depois limparam simbolicamente a frente da prefeitura com água, sabão e vassouras num ato que, apesar de inovador, pareceu fugir um pouco do tema ‘tarifas’ e entrar mais no território ‘política’.

Após um breve momento de deliberação, os manifestantes seguiram em direção à Avenida Beira Rio, continuando pela Martin Luther até o cruzamento com a Rua São Paulo, descendo pela Antônio da Veiga e indo até o Terminal PROEB.

Por onde passaram o trânsito ficou interrompido e batedores da Guarda de Trânsito e da Polícia Militar fizeram a escolta dos manifestantes por todo o percurso.

Uma vez no terminal, os manifestantes – agora em número muito maior do que inicialmente – não fecharam as vias de acesso, como nas vezes anteriores. Dessa vez eles se aglomeraram nas duas catracas de entrada do local, pedindo catraca livre para todos que entravam.

Em discussão pública, eles decidiram que o próximo protesto ocorrerá no dia 27 de Fevereiro – um dia antes da mudança das tarifas de R$ 2,57 para R$ 2,90.

Apesar de ter ocorrido de forma mais organizada e não ter tido nenhum episódio de vandalismo, no final do protesto um grupo de jovens subiu no teto de um ônibus e estendeu na frente dele uma faixa com os dizeres ‘Vamos parar Blumenau’.

Sinceramente, é digno de todo o apoio, respeito e incentivo o protesto feito pelo povo contra uma empresa que tem uma concessão pública que trata como oligarquia e desrespeita toda a população de uma cidade a qual, em tese, deveria servir. Contudo me incomoda o número de pessoas que participaram deste proteste teoricamente apolítico ostentando camiseta de partidos. Algo que soa oportunista, ainda mais nesse ano de eleições municipais.

De qualquer forma, todos os manifestantes estão indistintamente de parabéns pela iniciativa e que a administração pública de Blumenau honre o compromisso democrático de fazer valer a voz da maioria e não apenas de uma minoria por interesses pessoais ou financeiros.

O protesto cessou por volta das 20h30’ e ao contrario das expectativas mais negativas, tudo ocorreu em ordem e não houve nenhum tipo de confronto com autoridades locais.

Entretanto, algum tempo depois de encerrado o protesto, dois manifestantes que se encontravam já do lado de fora do terminal foram abordados por policiais e enxotados do local onde estavam com spray de pimenta. Ambos foram a uma delegacia fazer um boletim de ocorrência, mas esta se encontrava fechada devido a falta de efetivo.

Torçamos para que os próximos protestos continuem ocorrendo de forma pacífica e que a prefeitura ouça os apelos de uma população que não vai admitir ser extorquida por uma empresa que já demonstrou inúmeras vezes não se importar com o povo que paga seus salários.































































































































Um comentário:

  1. Ótimo protesto, está mais p/ vandalismo estudantes que querem aparecer e não abaixar as tarifas

    ResponderExcluir