Carregando

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Enquanto isso, no Museu na Planetapéia



 É muito difícil encontrar algum blumenauense que não conheça ou não tenha se encantado com os brinquedos da Planetapeia – atração da Oktoberfest que conta com 14 brinquedos e 150 participantes – tendo se tornado uma das marcas da festa.

Nascida por uma ideia de Nerino José Furlan – que criou uma bicicleta atípica, convidou mais dois amigos para pedalar trajados de alemães num dos desfiles da Oktober em 1987 – hoje a atração é um dos pontos mais esperados da parada que ocorre na Rua XV de Novembro e ser convidado para ser um dos ‘peístas’ se tornou sinônimo de honraria.

A Associação Cultural Desportiva Recreativa Planetapéia é a entidade que cuida da conservação, manutenção e criação de novos brinquedos para essa tradição de nossa festa.

No dia 23 de Janeiro uma casa que abrigava uma confeitaria e ficava dentro do Parque Vila Germânica começou a ser desmontada para que em seu lugar possa surgir o Museu da Planetapéia, algo aguardado há muito por um grande número de admiradores.


A ideia, como o BLUMENEWS já citou anteriormente, é que o museu abrigue os 14 brinquedos, traga galerias que contem a história da atração nos 600 metros quadrados de área a ser construída e até mesmo pensam na possibilidade de usar o subsolo, neste projeto que tem a intenção de ficar pronto até a Oktoberfest deste ano.

O Poder Público Municipal cedeu o espaço para a Associação por 25 anos.

Contudo, apesar de mais esse atrativo turístico da cidade, uma pergunta que ficou no ar para muitas pessoas foi: “Se a Associação é uma entidade privada, não deveria haver uma licitação para que o museu fosse construído em terreno público?”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário