Carregando

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Mocidade Nega Tereza brilha no Carnaval de rua do Salto do Norte, em Blumenau



 Muito se fala em trazer turistas para Blumenau e, sem a menor sombra de dúvidas, a Secretaria Municipal de Turismo tem feito um trabalho excepcional neste sentido.

A Oktoberfest a cada ano inova e cresce mais, a Magia de Natal estreou já como um sucesso arrebatador com repercussão no Brasil inteiro, os números da Sommerfest foram tão altos em 2012 que surpreenderam positivamente até a administração da Vila Germânica.

Isso sem contar com as festas que estão por vir – como a Vorfest, o Festival Nacional da Cerveja, a Tortenfest, o Stammtisch ou o recém lançado Emprefest – e as feiras que aquecem a economia de nossa região, como a Texfair, Pack Print & Sign, Fematex, Febratex e FenaHabit. Isso tudo, claro, atrai turistas e investidores.

Mas a pergunta que fica entalada na garganta é: com tantas datas turísticas pelo ano, por que nossa cidade negligencia a atenção devida ao carnaval?

Muitos dizem que é porque nosso foco está nas raízes germânicas, o que não se confirma se considerarmos o investimento em festas como a Festitália – obviamente destinada à cultura italiana. Outros afirmam que a Oktoberfest é o nosso carnaval, para a fúria dos tradicionalistas que jamais vão querer transformar nossa celebração cultural em uma micareta.

O fato é que a Oktober é a segunda maior festa popular do Brasil. O Carnaval é a primeira.

Se a ideia é trazer turistas – e os manter aqui durante o ano inteiro – por que deixar uma data tão emblemática para o Brasil passar em branco? Por que não utilizar essa marca que é internacionalmente reconhecida para atrair novos visitantes à nossa linda cidade?

Muitos blumenauenses apreciam o Carnaval e a esses resta ir para o litoral onde as prefeituras investem em festas grandiosas e têm um retorno milionário com isso.

Quando o ano começou eu, particularmente, sequer sabia que existiam Escolas de Samba aqui. Sabia que havia bailes em salões e que teria pela primeira vez um trio elétrico apenas porque empresários tomaram a iniciativa para fazer aquilo que o Poder Público não estava fazendo.

Para o meu espanto, existe sim uma Escola de Samba: a Mocidade Nega Tereza.

Formada por moradores do Salto do Norte que se unem para fazer o desfile carnavalesco com carro alegórico, bateria, porta-bandeira e mestre-sala já há seis anos, a Mocidade não conta com apoio algum além do patrocínio de comerciantes locais e a dedicação de moradores voluntários que passam o ano inteiro preparando a festa.

Organizado pelo sambista Amaro da França, por Diana Salim Sena e por uma gama de outros voluntários, o desfile reúne centenas de moradores que acompanham a bateria por quilômetros noite adentro e ao som de um samba-enredo próprio.

A Equipe do BLUMENEWS teve a honra de acompanhar o desfile desse ano e presenciar um carnaval familiar e decente – diferente daquilo que a televisão mostra em outros lugares – com a comunidade em peso sambando, cantando e fazendo o Carnaval de Blumenau acontecer mesmo quando o Poder Público parece torcer o nariz para a data.

Esse ano, o samba-enredo da Mocidade Nega Tereza – de autoria de Dime da Mocidade – fala sobre esse preconceito que a festa sofre, em belas frases como “Cada data é uma festa”.

Se lá no Salto do Norte – bem longe do Centro e da divulgação maciça da mídia – o desfile pôde reunir cerca de 300 pessoas, imagine então quanta gente não teria reunido se tivesse acontecido em frente à Vila Germânica e com apoio financeiro adequado?

Lembro que uma das prioridades da Secretaria de Turismo de Blumenau é manter o turista aqui o máximo de tempo possível: algo, de fato, muito inteligente. Essa é a razão de tantas festas próximas umas das outras. E não seria ideal aproveitar o fato de o final da Sommerfest praticamente emendar com o Carnaval? Mais uma razão para o turista ficar.

Mas da forma que temos feito, tudo que conseguimos é transformar nossos próprios conterrâneos blumenauenses em turistas de cidades que investem em ótimas festas de carnaval, como é o exemplo de Navegantes.

Esse ano parece que começamos: tivemos um trio elétrico. Mas o Carnaval é muito mais do que simplesmente imitar o conceito explorado incansavelmente pela Bahia.

Será que não existem outras Escolas de Samba na cidade? Com a chegada de tantas pessoas de estados diferentes à Blumenau, com certeza – se ainda não existem – logo existirão. Por que não investir em um desfile bonito por alguma avenida? Claro que todas as cidades fazem isso,  portanto não seria exatamente um diferencial positivo. No entanto, se todas as cidades fazem é um diferencial negativo não fazê-lo também. Sem o bom, como garantir o ótimo?

O fato é que a Mocidade Nega Tereza está de parabéns por uma festa tão bonita, civilizada, decente e digna como a que organizaram. Assim como a comunidade do Salto do Norte merece todo o respeito por conseguir, sem apoio nenhum, tal façanha.

Eu pessoalmente não aprecio Carnaval ou Futebol e, portanto, sempre que me perguntava qual era o meu time e qual minha Escola de Samba, eu nunca sabia o que dizer. Hoje posso afirmar categoricamente que meu time é a Clube Atlético Metropolitano – o Verdão de Blumenau – e que minha Escola de Samba é a Mocidade Nega Tereza.

E não importa o que te digam: em Fevereiro tem Carnaval, sim. E mesmo que você não tenha um fusca, um violão e nem seja Flamengo, existe uma Nega chamada Tereza lá no Salto do Norte esperando para sambar com você pela avenida.

Abaixo uma galeria com 155 fotos da festa, um vídeos e a letra do samba-enredo:




























































































































































 Enredo Nega Tereza 2012: Na Magia Uniu as Raças

É Carnaval, de raiva
Vão baba
Vão se morder
Porque Nega Tereza
Na Mocidade
Vai Fazer o Chão Tremer

Ó Nega...

Nega Tereza
Veio de Longe
No balaio de nana

Entre linhas e farrapos
Virou uma boneca
Que deu vida ao Carnaval de Blumenau
És a cabrocha, és rainha
Feita de pano
Recheio de algodão
Olho de vidro
Sapatinho de cristal
Nasceu no Salto do Norte
Pra brilhar no Carnaval

Salve, salve
Salve, salve
Nega Terê
Na Mocidade
A magia é você

Salve, salve
Salve, salve
Nega Terê
Na Mocidade
A magia é você

Ai Blumenau
Abre os braços para a alegria
Cada data é uma festa
Deixa a Mocidade passar
Sambadiando na avenida
Eu tô que tô feliz
Ao ver meu sonho virar realidade e encantar
Este meu povo sem preconceito
Que desce o morro
Sobe ladeira
E vem comigo
Carregar essa bandeira
Não é feitiço
É só magia
Venha brincar nessa folia
É Nega Tereza
Na Mocidade unindo as raças
Para brincar nessa alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário