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sábado, 18 de fevereiro de 2012

Corredor de ônibus da Dois de Setembro entra em funcionamento nesse domingo



 Na madrugada deste domingo (19/02) entra em funcionamento o corredor exclusivo de ônibus da Rua Dois de Setembro.

Os automóveis que desejaram seguir do Centro para o Aterro deverão tomar uma rota nova chamada Via Projetada 44 que é repleta de curvas e na melhor das hipóteses é um caminho que fará os motoristas gastarem bem mais gasolina que o necessário.

Já aqueles que quiserem ir do Aterro para o Centro podem continuar pegando a Rua Dois de Setembro normalmente, que se tornará mão única para automóveis, dividindo espaço com o corredor de ônibus que virá na direção contrária (Centro – Aterro). A Guarda de Trânsito patrulhará extensivamente o local por duas semanas para ajudar na adaptação dos condutores.

Aqueles que estiverem na mal traçada Via Projetada 44 e desejarem retornar a Dois de Setembro poderão fazê-lo através das ruas Henrique Bennertz, 25 de Agosto e Santa Efigênia, que ganham sentido único e a promessa da prefeitura de asfaltamento para melhorar o tráfego. Promessa, aliás, que soa irônica considerando que na própria Rua Santa Efigênia existe uma faixa colocada pelos moradores exigindo que sejam cumpridas promessas de campanha.

Para aqueles que estiverem na Dois de Setembro e desejarem ir para a Via Projetada, a opção é a Rua Siderópolis, que também se torna via de mão única.

Uma ponte que liga a nova Via com a Rua 1º de Janeiro está em obra com uma previsão de três meses para ser entregue. Enquanto isso não ocorre, os veículos que vão ao Aterro precisarão descer a Romário Abadia e usar a faixa de ônibus excepcionalmente nesse trecho da Dois de Setembro (que compreende aquela ponte que está quase caindo, no final da rua).

O semáforo instalado neste cruzamento será realocado para a Rua 1º de Janeiro assim que a ponte ficar pronta, segundo a previsão da própria prefeitura.

Outro ponto contraproducente desse projeto é a adoção de mão-inglesa na altura da 25 de Julho entre a Rua Paris e a Dois de Setembro. Já temos provas mais do que suficientes de que esse tipo de direcionamento ineficaz apenas confunde os motoristas e facilita acidentes.

Caminhões acima de quatro toneladas serão proibidos de trafegar pela região entre as 7h e as 20h com exceção daqueles que abastecem os comerciantes da região.

Abaixo, um mapa das mudanças:


 A maioria dos entrevistados desaprova essa mudança, achando que o resultado final poderá tornar o trânsito já tumultuado da região ainda pior para os automóveis. De qualquer forma, é cedo demais para se tirar qualquer conclusão sobre a repercussão real da mudança.

Os comerciantes da Rua Dois de Setembro, em grande parte, dizem se sentir prejudicados pela mudança que desviará metade do movimento da rua para um outro local e com isso diminuirá o tráfego de clientes ocasionais em suas empresas, além de dificultar o acesso dos clientes fixos, que precisarão fazer voltas ainda maiores para chegar nos estabelecimentos.

De qualquer forma, uma coisa é fato: a atitude de criar formas alternativas de transporte para combater o trânsito é louvável, mas dificultar a utilização de automóveis para tentar forçar a população a aderir ao transporte coletivo, é uma atitude altamente suspeita.

Ainda mais levando em conta todos os boatos nefastos, reclamações populares e atitudes questionáveis que envolvem a empresa que controla o transporte público em nossa cidade.

E, sim, criar uma nova rua cheia de voltas é uma forma de dificultar o trânsito dos carros.




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