Carregando

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Comunidade protesta contra aumento dos vereadores e parlamentares se calam



 Às 9h da manhã desta quinta-feira (02/02) um grupo de manifestantes do combate contra a corrupção esteve em sessão no plenário da Câmara dos Vereadores de Blumenau para fazer um protesto civilizado que acompanha a ação judicial movida com o intuito de invalidar o aumento de salário que os parlamentares se contemplaram em uma reunião absolutamente antidemocrática em Dezembro de 2011.

Ao contrário de outras cidades nas quais vereadores levaram ‘ovadas’, em Blumenau o protesto foi muito mais civilizado.

A reunião começou atrasada e o único que já esperava no plenário era o vereador Vanderlei de Oliveira (PT), sendo que outros – como Marcelo Schrubbe (DEM) e Zeca Bombeiro (PDT) chegaram praticamente no final dos trabalhos da Casa, seja lá quais foram seus motivos.

Chamado ao púlpito, o Sr. Rui Basílio – organizador do movimento que visa minar a corrupção em Blumenau – fez um belíssimo discurso no qual afirmou que todas as reuniões parlamentares deveriam ser como a de hoje: repleta de cidadãos, ao invés de ocorridas em sigilo e ocultas pela calada da noite.

Visivelmente incomodado, o presidente da Câmara Jovino Cardoso (DEM), concedeu mais um minuto para o senhor Basílio.

De qualquer forma a crítica foi feita, endossada por dezenas de placas com o escrito ‘vergonha’ e com uma grande salva de palmas no final.

Apesar de o ato de repúdio da população blumenauense lá representada pelos manifestantes, não houve um único parlamentar que tenha tido sequer a correção e o respeito para com seus eleitores para se pronunciar sobre o ocorrido: mesmo que para pedir desculpas ou justificar o ato. Nenhuma única palavra foi dita e a reunião continuou.

Após a saída da representante dos CONSEGs, houve vaias por parte dos manifestantes que alegavam que ela representava uma instituição com ligações ao presidente da Casa e que sua aparição lá fora meramente para retirar o pouco de tempo que os manifestantes tinham.

Contudo, o que mais causou espanto, foi o discurso do professor João Natel – reitor da FURB – que falou por aproximadamente dez minutos (ou mais) sem ter sido interrompido uma única vez, enquanto todos os demais cidadãos que subiram ao púlpito – incluindo um pastor evangélico – tiveram tempo limitado para se expressar.

Com o silêncio sobre a polêmica, os parlamentares da casa apenas fazem com que suas intenções pareçam cada vez mais pérfidas.

Um abaixo-assinado com cerca de três mil assinaturas rodou todo o mês de Janeiro e agora os manifestantes irão entrar na Justiça para invalidar o aumento de salário dos vereadores de Blumenau. Muitos defendem que, se há dinheiro sobrando nos cofres públicos, existem aplicações muito mais dignas do que aumentar os já altos salários dos parlamentares.

Se eles merecem ou não um aumento? A questão é muito complexa e dependerá demais do ponto de vista de cada um. Mas é inquestionável que a forma como aprovaram esse aumento para si mesmo foi imoral, inaceitável e avessa a conceitos como Democracia e Transparência.

Aos que não sabem, a Ditadura acabou nos anos 80.

Sem mencionar a ideia torpe que voltou a ser discutida no plenário sobre comprar um carro para cada parlamentar, pois o gasto que eles têm é ‘muito alto’.

Claro que existe, no mundo corporativo, o conceito de indústrias que cedem carros aos seus executivos para que estes não tenham gastos pessoais com seu trabalho. A controvérsia se torna gritante se lembrarmos que muitas estamparias da cidade – que é um pólo da indústria têxtil – não têm aventais ou jalecos aos seus funcionários o que, aliás, é um direito sindical. Que tal comprarmos roupas novas para todo mundo?

Ironias à parte, convenhamos: a ideia pode não ser das mais absurdas, mas numa época em que acabou de estourar um escândalo com o uso de carros oficiais (até agora não explicado) sugerir isso só pode ser piada, oportunismo ou a mais plena certeza da impunidade.

Abaixo um vídeo do Sr. Ruy Basílio e, logo depois, várias fotografias do protesto.


















Um comentário:

  1. Parabéns à todas as pessoas que conseguem se indignar e se mobilizar em prol dos interesses coletivo. Sem isso não teremos éetica e moral na política brasileira nunca. Aqui, em São José do Rio Preto, temos o Movimento Popular #VERGONHARIOPRETO que começou essa luta em agosto de 2011 e continua, com algumas vitórias. Somente unidos somos fortes!!!

    ResponderExcluir