Carregando

segunda-feira, 19 de março de 2012

4º Speed Solidário supera todas as expectativas



Ajudar faz bem.

E não é apenas uma frase de efeito: pesquisas indicam que quando somos solidários, nossos cérebros reagem liberando altas doses de dopamina e endorfina, que são neurotransmissores responsáveis por sensações positivas como a alegria e o alívio.

A maioria das pessoas se sente bem ao fazer o bem ao próximo e é justamente por isso que campanhas de solidariedade costumam encontrar tantos adeptos.

No entanto, o crescente número de atitudes de má fé faz as pessoas terem cada vez mais receio de ajudar ao próximo. Doar dinheiro a um pedinte, acreditar em alguma história triste contada por alguém na rua ou simplesmente dar carona são atos que são vistos com desconfiança e medo, afinal até a imagem do Papai Noel já foi usada por assaltantes no Natal.

Emissoras de televisão gastam milhões na contratação de artistas de renome nacional, igrejas trabalham arduamente na coleta de donativos e grandes redes de franquia lançam promoções que visam ajudar ‘alguém’. Contudo, ainda resta a pergunta: ‘alguém’ quem?

A falta de transparência em relação ao destino destes donativos faz com que os valores arrecadados diminuam consideravelmente ano a ano.

Blumenau é vanguardista desde 1995, quando se uniu ao respeitado IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer) e lançou a campanha ‘O Câncer de Mama no Alvo da Moda’, que se tornou referência mundial em ação solidária com resultados transparentes e fortaleceu – ou até inventou – a atitude humanitária na Moda.

No dia 17 de Outubro de 2010 os jovens do Rotaract Blumenau se uniram ao empresário Jalmei Garcia – proprietário do Madrugadão Lanches – para criar o primeiro Speed Solidário.

Tanto o grupo de jovens rotarianos quanto a equipe do Madrugadão encontraram na solidariedade um alvo em comum e desde então nasceu um dos projetos de auxílio à comunidade mais bem sucedidos de Santa Catarina, tendo inclusive ganho o Prêmio Nacional de Finanças do Rotaract.

Só nas três primeiras edições do Speed dói possível reformar o parque do CEI Daniel Bressanini, organizar uma grande festa de Dias das Crianças para os alunos da Escola Hermann Hamann, viabilizar um comovente Natal para a comunidade da Coripós e doar os figurinos utilizados no espetáculo de final de ano da Fundação Pró-Família.

Com brinquedos infláveis e um enorme e saboroso sanduíche – o Speed Burger – vendido por apenas R$ 5,00, o Madrugadão continua se reafirmando como uma das empresas que mais investe na cultura, na comunidade e nos novos talentos de Blumenau.

Em sua quarta edição, que ocorreu das 11h às 18h deste domingo (18/03) no Madrugadão da Itoupava Norte, o Speed conseguiu arrecadar um valor recorde, apesar de um clima adverso que ora trazia chuva, ora trazia um sol muito forte. E não foram apenas as vendas que mostraram índices altos: dezenas de crianças passaram o dia inteiro se divertindo em brinquedos infláveis, assistindo desenho animado ou brincando com jogos de mesa.

A quantia angariada nesse evento será revertida para auxiliar nos projetos da Fundação Pró-Família, ajudar ao CEI Emília Piske e promover o 1º RYLA (Rotary Youth Leadership Awards), que consiste em um prêmio de liderança juvenil aberto à comunidade.

Com o intuito de desenvolver as aptidões de administração nos jovens, o RYLA será divulgado em todas as universidades de Blumenau e todos os acadêmicos poderão participar. Sessenta destes serão selecionados através de perguntas no site e participarão de um final de semana de treinamento e palestras sobre liderança. Tudo gratuito.

Tanto pelos competentes projetos executados pelo Rotaract, quanto pela satisfação de ver crianças se divertindo e ainda por cima saborear um delicioso lanche, o Speed Solidário tem se firmado cada vez mais. “No que depender de nós, esse evento será eterno”, concordaram tanto o ex-presidente do Rotaract Eduardo Pfützenreuter quanto o empresário Jalmei Garcia.

E já anote na sua agenda: o 5º Speed Solidário está programado para acontecer em Setembro.

A comunidade blumenauense agradece tanto o pessoal do Rotaract, do Interact e do próprio Rotary, quanto a equipe do Madrugadão Lanches por assistir a comunidade onde o Poder Público falha, trazendo alegria e dignidade àqueles que já não acreditavam mais poder tê-los.

Fica o lembrete de que todos os projetos executados pelo Rotaract são fruto de trabalho árduo, sacrifício e planejamento. Eles não são uma instituição com dinheiro em caixa para dar a quem quiser. O BLUMENEWS pede bom-senso a todas as entidades blumenauenses na hora de encaminhar projetos e que lembrem que cada centavo veio junto com horas de trabalho voluntário.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário