Carregando

sexta-feira, 9 de março de 2012

Grande astro do ballet nacional dá curso em Blumenau



Pas de Bourrée, elancé, glissade, cambré, fouetté, deboulés, temps de flèche, jetés, por de bras e tutu podem parecer termos incomuns para a maioria dos leitores, mas os profissionais de ballet estão mais do que acostumados a ouvi-los em sua rotina de treinos e ensaios.

Ser bailarina é um sonho comum entre a maioria das meninas que, hoje, só pode ser equiparado ao sonho de virar modelo.

Mas o ballet – que teve seus primórdios na Itália da Renascença, seu desenvolvimento na corte do rei francês Luís XIV e foi aperfeiçoado por Jean-Georges Noverre no século XVIII – atravessa os séculos encantando milhões de pessoas com seus movimentos sutis e graciosos, frutos de muito tempo de dedicação integral e um condicionamento rígido.

No Brasil o interesse por essa belíssima forma de arte vem desde 1813 em um espetáculo dirigido por Lacombe e desde então tem se espalhado vertiginosamente e apaixonado cada vez mais pessoas, culminando em brasileiros que fizeram grande sucesso no exterior.

Ana Botafogo é o mais verdadeiro exemplo de quão bem-sucedidos profissionais do ballet brasileiro podem se tornar, sendo hoje parte da história da dança no país ao lado de nomes como Heitor Villa-Lobos (compositor de partituras para importantes espetáculos) e Roberto Burle Marx (paisagista, figurinista e cenarista). Até mesmo Vinicius de Moraes tem relevância para o Ballet nacional, pelo seu libreto ‘Morte de um Pássaro’, cujo espetáculo coreográfico contou com música de Villa-Lobos e cenários de Di Cavalcanti.

Um exemplo da importância do Brasil no ballet mundial é a Escola do Teatro Bolshoi que foi inaugurada na cidade de Joinville em 2000 e é a única extensão do cultuado Teatro Bolshoi de Moscou fora da Rússia, contando com 244 alunos (98% bolsistas) só no ano de 2010.

Mas não é necessário ir até Joinville para encontrar ballet de qualidade.

A professora Rita Albuquerque – uma das bailarinas mais conceituadas de Santa Catarina – tem feito um trabalho primoroso aqui mesmo, em Blumenau.

A maior prova disso é que entre os dias 5 e 10 de Março, sua escola recebe o mestre bailarino carioca Sérgio Marshall para um curso de ballet e montagem de coreografia, que resultará no espetáculo ‘Chopin’, estruturado sobre uma obra do compositor polaco Frédéric Chopin ( 1810 – 1849).

Sérgio é bailarino solista, mestre, ensaiador e diretor artístico do ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro – além de já ter dado aulas nas maiores companhias do Brasil (como a Companhia Jovem de Ballet do Bolshoi de Joinville) e participado de milhares de peças (cerca de 100 por ano) em toda a sua carreira, chegando inclusive a dirigir a lendária Ana Botafogo.

Um mestre do balé neoclássico (que se diferencia do clássico por utilizar passos mais contemporâneos na montagem de suas coreografias e tem como um dos principais expoentes o coreógrafo sueco Mats Ek), Sérgio esbanja conhecimento e simpatia.

Nessa quinta-feira (08/03) a Equipe do BLUMENEWS teve a oportunidade de conversar com ele, em um bate-papo elucidativo e muito descontraído.

E para quem é entusiasta dessa fantástica forma de arte, o mestre Sérgio Marshall não é a única oportunidade que a professora Rita Albuquerque trará aos seus alunos esse ano: em Maio sua escola receberá o grande mestre Jair Moraes, estrela internacional do ballet tupiniquim.

Como visto, não é preciso ir até Joinville para ter ballet de qualidade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário