Carregando

quarta-feira, 21 de março de 2012

Começa a ser desmontado o casarão da Rua São Paulo



Às vésperas de completar seu centenário, a casa localizada na esquina da Rua São Paulo com a Rua Desembargador Pedro Silva – que se notabilizou pelos esforços de uma senhora em cuidar de gatinhos abandonados – está sendo desmontada.

Para quem não lembra, a bondade dessa senhora em tomar conta de dezenas de felinos foi de conhecimento público na cidade por mais de uma década, ao ponto de ela precisar colocar placas em seu terreno pedindo para que as pessoas parassem de jogar gatos que não mais queriam lá. Mesmo depois de seu falecimento, a família segue cuidando de um bando de gambás.

Quando se começou a discutir a possibilidade de que essa casa fosse tombada pelo Patrimônio Histórico a Defesa Civil interveio: o telhado estava empurrando a parede da casa para a calçada.

A senhora que ali morava anteriormente estava muito idosa e não podia cuidar da residência, sendo que depois de seu falecimento ainda houve duas grandes enchentes que comprometeram ainda mais a estrutura já delicada da construção.

Se desabasse, a casa cairia direto na Rua São Paulo e poderia ferir pedestres e motoristas.

Em caso de demolição, seria necessário fechar esta – que é uma das principais vias da cidade – e isso não seria muito bem visto, uma vez que esta rua já teve que passar por interdições esse ano.

A escolha feita pela Prefeitura Municipal de Blumenau em conjunto com a Defesa Civil foi contratar a empresa Imperium Brasil, de Jaraguá do Sul, para desmontar a residência tentando reaproveitar o máximo possível da matéria-prima retirada.

A Equipe do BLUMENEWS esteve lá na tarde desta terça-feira (20/03) e conversou com Juan Carlos A. Bako, que nos mostrou o andamento da obra e também lamentou por a casa ter chego a esse ponto. Mostrando uma incomum consciência ambiental, Bako disse: “Outro bom motivo para reutilizarmos as madeiras que ainda têm salvação é que diminuímos a quantidade de CO2 que vai para a atmosfera nas fornalhas”.

A previsão é que a casa seja completamente desmontada e o terreno entregue de volta aos donos em condições de venda no prazo de aproximadamente um mês.

A considerar o valor do terreno – que beira a cifra de R$ 1 milhão – é muito provável que em alguns anos tenhamos mais um edifício no local, seja ele comercial ou residencial. Até porque aquela região tem sido a que mais cresce em Blumenau nos últimos anos.

E fica o triste alerta àqueles que ainda têm casas centenárias em estado deplorável.























Nenhum comentário:

Postar um comentário