Carregando

segunda-feira, 12 de março de 2012

N3RDCON é sucesso total em Blumenau



Os nerds – pessoas que focam seus interesses especialmente em cultura e tecnologia – estão se tornando cada vez mais frequentes e assumindo posições a cada dia mais altas nos mais diversos ramos da estrutura social moderna, a exemplo do falecido Steve Jobs.

Entre eles existem as mais ecléticas divisões, como: fadom (grupos de entusiastas de determinada série ou obra fictícia), fanboy (ávidos defensores de determinada marca de produto), gamer (aficionados por jogos de cards, tabuleiro e videogames antigos e atuais), geek (amantes de ciência e tecnologia), otaku (fãs de obras de origem japonesa e da própria cultura daquele país), RPGista (apaixonados por RPG), etc.

E a presença dos nerds é tão crescente na atualidade que até já há, na Espanha, uma iniciativa para decretar o dia 25 de Maio – dia em que foi lançada a première do primeiro filme da franquia Star Wars, em 1977 – como o Dia do Orgulho Nerd. Por lá a data já é celebrada desde 2006 em conjunto com o Dia da Toalha (data que homenageia a saga ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’).

Aqui no Brasil o cenário não é diferente e o N3RDCON – maior evento do Sul do país voltado a este público em especial – é um dos exemplos mais pragmáticos disto.

Além de palestras, mesas de discussões, gravação de temáticas ao vivo e salas direcionadas aos mais distintos grupos de fãs, o evento também contou com oficinas, quizzes, teatros, campeonatos e até concurso de cosplay (espécie de fantasia baseada em obras de ficção, como quadrinhos, seriados e desenhos animados).

Além disso, também estiveram no evento as mentes por trás do famoso site Garotas Geeks, que dá um foco feminino ao orgulho nerd; as meninas do site Girls of War; os empreendedores artistas por traz da ótima Catacomics; E o Conselho Jedi do Paraná;

A Equipe do BLUMENEWS teve a honra de estar no evento durantes os dois dias em que aconteceu no Colégio Sagrada Família, no sábado e no domingo (11/03).

O primeiro ponto alto que somos obrigados a realçar é a organização: tudo ocorreu sem contratempos aparentes, todos os membros-organizadores eram pessoas extremamente atenciosas e isso refletiu no sucesso do evento, tanto de público quanto de crítica.

Os cosplays foram um espetáculo à parte: por qualquer corredor em que você passasse você via personagens saídos diretamente da tela de Star Wars, Mortal Kombat, Resident Evil, Super Mário World, Os Simpsons, Cavaleiros do Zodíaco, Naruto, War of Lodoss, Inu Yasha, Rouroni Kenshin (Samurai X) e até mesmo o Homem Aranha, com trajes perfeitamente confeccionados.

Já as salas temáticas também merecem uma menção honrosa só para elas.

Na sala que reunia os admiradores blumenauenses do bruxinho britânico Harry Potter – organizado pela jornalista Fernanda Koffke – podia se ver desde plaquetas com referências criativas ao livro até uma bancada com itens colecionáveis raros, como varinhas mágicas, livros que emulam originais da série e até balas com gosto de tutti frutti, salsicha e vômito. Tudo feito com um grau inacreditável de fidelidade ao aclamado conto de J. K. Rowling.

Do lado de fora dos corredores do colégio, uma Arena Jedi onde as pessoas podiam lutar com sabres de luz feitos de espuma e atirar em alvos com armas de brinquedo. Toda essa diversão oferecida gratuitamente por um grupo vindo de Curitiba.

Duas salas – uma organizada pela UNIASSELVI e outra pela Game Mania – montaram uma estrutura dinâmica, confortável e bastante versátil oferecendo gratuitamente a possibilidade de jogar games novos ou antigos e até mesmo de participar de torneios e conhecer alguns dos consoles que fizeram parte da História dos videogames.

Alguns outros espaços eram destinados a jogos de tabuleiro, RPG e cards, como é o exemplo do empresário Jefferson Velter da SF Videolocadora e um dos pioneiros na cidade a trabalhar com campeonatos de card da série Pokémon.

Outra exclusividade desta primeira edição do N3RDCON Blumenau é o sistema de achievements, no qual são dadas tarefas e prêmios em forma de badges (insígnias) para aqueles que a cumprirem como, por exemplo, ganhar chocolates. Todas as tarefas extremamente saudáveis, como levar plantas de casa ou confeccionar máscaras.

A música também foi um dos pontos fortes do evento que além de contar com salas especializadas para isso – que iam desde gêneros como o J-Rock e o K-Rock (respectivamente rock japonês e coreano) até o criativo sistema SIMCA de som interativo por movimento – também teve a apresentação de bandas como Shibuya Rock Stars, Hatenkoo e Level 42 , todas de Blumenau.

Entre as palestras, a que mais merece destaque era aquela destinada a uma análise mais profunda do mercado regional da indústria dos quadrinhos colocando as produções regionais em perspectiva com as nacionais, internacionais e virtuais. Organizada pelo pessoal Catacomics, o evento contou com a participação do editor do Universo HQ (maior site nacional especializado em quadrinhos) Sidney Gusman, o desenhista blumenauense que tem sido o responsável pelas curvas da letal Lady Death (Eternity Comics) Marcelo Mueller e um dos diretores da Impacto Quadrinhos Klebs de Moura Júnior.

No espaço destinado à Catacomics nossa equipe conversou com um dos idealizadores do projeto – o ilustrador Alex Guenther – que está lançando uma nova edição da primeira revista em quadrinho cooperativa de Santa Catarina.

Lá também conhecemos as simpaticíssimas meninas do GibiBrasil e o escritor blumenauense Fernando Henrique Becker Silva, autor de excelentes livros como ‘O Segredo de Meu Avô’ (Nova Letra, 2009) e da Graphic Novel ‘Jóias para o Führer’, em parceria com Alex Guenther. Curiosamente, a obra de Fernando se foca em nossa cidade, como no seu interessantíssimo ‘Zur Friedenspalme’ (Vale das Letras, 2005), onde conta a história da primeira loja maçônica de Blumenau.

É claro que eu, pessoalmente, não consegui resistir e tive que sentar para desenhar na sala dedicada a isso: a ‘Sala da Justiça’. A obra está abaixo, com seus traços tortos e feitos com pressa.


Mais uma atração fascinante do evento ficava próxima á ótima lanchonete erguida no local: era uma veste japonesa trazida pela Associação Wakamiya-maru Ilha de Santa Catarina.

A associação cujo nome pode ser literalmente traduzido como ‘Veleiro Jovem Príncipe’ conta as similaridades entre a Ilha de Ishinomaki e Florianópolis, as origens mitológicas da típica dança bugaku e a história do barco veleiro Wakamiya-maru.

Tudo isso transformou o N3RDCON em um fenômeno cultural, além de um evento de entretenimento que reuniu pessoas com predileções similares.

Contudo, existe algo que merece ser destacado com ainda mais ovação: as lojinhas.

Desde as lindas e adoráveis almofadas personalizadas da HugMe, o material de RPG de primeira qualidade da Taverna’s, os fantásticos brinquedos colecionáveis da Colecionáveis AF , o sebo de mangá Manganiac, a Leco’s Store, a empresa especializada em produtos orientais Torii, a loja Ideia Geek (que, como diz o slogan, tem coisas legais para qualquer ocasião), a Soneca Toys que trabalha com brinquedos exclusivos e camisetas com as estampas mais legais, a singela Nyanko Shop e os cupcakes deliciosos que estavam à venda na Alice Party.

Uma ressalva importante a fazermos é que apesar do BLUMENEWS não costumar citar nomes de empresas para evitar qualquer falsa impressão de matéria paga, abrimos uma exceção aqui, pois a maioria das empresas não é de Blumenau e o público que as conheceu muitas vezes pode ter apreciado seus produtos (que não temos para vender na região) e se perguntar onde adquirir ou mesmo qual era o nome da empresa em questão.

Sendo assim, mais uma vez parabenizamos Guilherme Mateus dos Santos e os demais organizadores do N3RDCON pelo belíssimo evento que trouxeram à nossa cidade.

E agora resta apenas aquele gostinho de ‘quero mais’ e a espera pela próxima edição.












































































































































3 comentários:

  1. Parabéns pelo o evento, mas este seria completo se estivesse presente os Trekker,s de Jornada nas Estrelas (Star Trek).

    ResponderExcluir
  2. Otima reportagem, apresentou bem o espirito que estava no evento. Somente uma coisa, o grupo de Curitiba que apresentou a Jedi Arena e o Stand e Tiro Mandaloriano gratuitamente para o evento foi o Conselho Jedi do Parana (CJPR), e com certeza estará nos próximos eventos,

    ResponderExcluir
  3. Cara da Hora pena que tava tranpando , no sábado Platão 24 hrs e tava podre de cansado no Domingo ... :( só ano que vem agora né ???

    ResponderExcluir